Strobist


Essa palavra complicada parece misteriosa, mas se trata simplesmente de "tirar o flash da camera". É o deslocamento da luz frontal para ser posicionada pelo fotografo, aumentando o controle das luzes e das sombras que formarão a fotografia.



Para "fazer" o strobist existem muitas alternativas, desde as mais baratas até as mais caras. Isso depende da exigencia, da criatividade e da técnica empregada pelo fotógrafo.

Para ensaios externos eu gosto de utilizar radio-flash + flash nissan com bateria, este conjunto me possibilita uma autonomia grande e me da uma situação de luz com a intensidade da luz do sol ou conforme eu ajuste o flash.



Em eventos sociais, quando os acontecimentos são dinâmicos e muitas vezes não temos tempo para ajustar a exposição e fazer testes de luz para cada situação eu prefiro o sistema ttl, ou com um flash 580 master e slaves posicionados conforme o interesse, ou com a própria camera funcionando como master, no caso das mais atuais, ou ainda com o st-2.




Comentários