DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA


Fotos: Frankie Costa



Postado por Frankie Costa, redação Editora Photos 
em 30 out 2012

Entenda por que ela é tão importante, do início ao fim de um ensaio
No meio fotográfico, quando se fala em direção, o primeiro pensamento que vem à mente é: como interagir com o casal? Mas, isso não é tudo. É preciso entender que a direção vai muito além disso e é responsável pelo padrão técnico e artístico de um trabalho, que passa pela escolha da locação, na condição de luz, na hora estabelecida para as fotos, na escolha do vestuário, pela produção de cabelo e maquiagem, etc. Enfim, da pré à pós-produção é fundamental que o processo de direção esteja presente.Este realmente é um assunto de suma importância para nós, fotógrafos, e creio que é o melhor caminho para se dar uma identidade a um trabalho. Através de uma boa direção pode-se conseguir passar realmente muito mais informações e direcionar o foco principal de um ensaio fotográfico, como o pré-wedding, por exemplo.
No que se refere à sessão fotográfica em si, interagir com os personagens é o momento em que todos os esforços são concretizados e quando, finalmente, “transferimos” para o cartão de memória tudo aquilo que já estava em nosso pensamento. Normalmente, não gosto de estabelecer roteiros para esses momentos, procuro quebrar a tensão que na maioria das vezes o casal está sentindo, transformando meus ensaios em momentos descontraídos, como um verdadeiro passeio.

Sutilmente, mostro a eles que estou ali, como um amigo e não apenas como um fotógrafo. Inicio as fotos um pouco mais de longe para que eles se sintam à vontade e, aos poucos, me aproximo, dando dicas sutis; e assim vou fotografando, conversando, andando e tudo vai acontecendo naturalmente.
Na minha opinião, dirigir não é dar ordens ao casal, do tipo: “subam ali!”, “sentem-se aqui”, “segure na mão”, mas sim criar uma atmosfera ideal para que essas coisas aconteçam naturalmente, sem que você precise “mandar”. Acho que assim as imagens realmente passam mais realidade.
Por fim, na fase da edição das imagens, também e necessário dirigir as ações apontando para o fechamento o objetivo inicial, como o uso das cores, se em P&Bs, com tons quentes ou frios, entre outros. Tudo para que o trabalho realmente ganhe a identidade do autor.




Mais informações sobre o post, entre em contato através do site www.frankiecosta.com.


http://wedding.photos.uol.com.br/direcao-de-fotografia/

Comentários